Programa Detalhado


 

Programa Completo - download

1º Dia
Quinta-feira (21 NOV)
9h30
Sessão de abertura:
  • João Freitas Coroado, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar
  • António Fernandes, Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal de Tomar
  • Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Educação
  • Martin Lhamas Nistal, Vice-Presidente da IEEE Education Society
  • Célio Gonçalo Marques, Presidente da Comissão Organizadora
10h00
Ángel Velázquez Iturbide (Universidad Rey Juan Carlos), “O Construtivismo e o Software educacional na aprendizagem de algorítmos”
Moderador: Diana Pérez (Universidad Rey Juan Carlos)
10h45
11h45
12h15
Comunicações (sessão nº1) | Simpósio Doutoral (B121)
Coffee break
Comunicações (sessão nº2)
13h15
Almoço
14h30
Comunicações (sessão nº3)
16h00
17h30
19h30
Visita Cultural: Castelo de Tomar e Convento de Cristo 
Prova de vinhos: Adega Casal das Freiras
Visita ao Centro Histórico
 
 
2º Dia
Sexta-feira (22 NOV)
09h00
Antonio R. Bartolomé (Universidade de Barcelona), "O Blockchain na Educação e a Aprendizagem adaptativa"
Moderador: Isabel Pereira (Instituto Politécnico de Leiria)
10h00
11h00
11h30
Comunicações (sessão nº4)
Coffee break | Pósteres
Comunicações (sessão nº5) | Pósteres
13h00
Almoço
14h30
16h30
Comunicações (sessão nº6)
Coffee break
17h00
Comunicações (sessão nº7)
20h30
Jantar de Gala
 
 
3º Dia
Sábado (23 NOV)
9h00
Ana Amélia Carvalho (Universidade de Coimbra), “Apps e jogos digitais: promoção do envolvimento, responsabilidade e criatividade dos alunos”
Moderador: José Ramos (Instituto Politécnico de Tomar)
10h00
11h00
11h30
12h50
Comunicações (sessão nº8)
Coffee break
Comunicações (sessão nº 9)
Miguel Pombeiro (CIMT), "Algumas medidas promotoras do sucesso educativo com apoio das TIC no Médio Tejo"
13h10
Sessão de Encerramento:
 
  • Nuno Madeira, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Tomar
  • Hugo Cristóvão, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar
  • Manuel Ortega, Professor da Universidade de Castilla - La Mancha
  • Célio Gonçalo Marques, Presidente da Comissão Organizadora
  • Henrique Gil, Vice-Presidente da Comissão Organizadora
15h00
Visita opcional (Fátima e Nazaré)
 
 

  

COMUNICAÇÕES

(Quinta-feira)
21 de novembro - Auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim (Pavilhão A)
Sessão Nº1 (11h45-11h45) Moderador: Agripina Carriço Vieira - Centro de Formação de Professores “Os Templários”
 
Ana Ferreira and Jorge Borges
 

O impacto das redes na disseminação da informação: o caso português da Rede de Bibliotecas Escolares

 
Ana Loureiro
 

Utilização Pedagógica das TIC – reforço de competências em Professores num curso b-learning

 
Bento Cavadas and Marisa Correia
 

Teachers’ Conceptions about Innovative Learning Environments

Coffee Break
Sessão Nº2 (12h15-13h15)  Moderador: Maria Rosário Rodrigues - Instituto Politécnico de Setúbal
Hernán Montes, Raquel Hijón-Neira, Diana Pérez-Marín and Sergio León  

Improving Programming Learning on High School Students through Educative Apps

José Luis Sierra  

Algunos Errores Comunmente Cometidos por los Alumnos de la Materia de Procesadores de Lenguajes

Barbara Rial-Fernández and Liliana Santacruz-Valencia  

La enseñanza de la programación no es el futuro sino el presente

Almoço
Sessão Nº3 (14h30-15h30)  Moderador: Ana Paula Ferreira - Rede de Bibliotecas Escolares
Maria João Silva, Eduarda Ferreira and Susana Batista  

Using electronic sensors to support gender neutral STEM activities in primary school

Laura Hidalgo Rueda and Diana Pérez-Marín  

RoDy: peluche robótico para enseñar a compartir en Educación Infanti

Maria Do Rosário Rodrigues and Pedro Felício  

The use of ground robots in primary education: students' perspectives

   
   
(Sexta-feira) 
22 de novembro - Auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim (Pavilhão A)
Sessão Nº4 (10h-11h)  Moderador: Henrique Gil - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Cristina Azevedo Gomes, Helena Gomes, Belmiro Rego, Bárbara Sousa, Manuela Loureiro and Pedro Rocha  

Smart City Kids Lab: Creative Computing in Primary School

 

Célio Gonçalo Marques, Ana A. Carvalho, Ana Ferreira and Antonio Manso

 

A utilização da App letrinhas no Ensino Primário: Resultados de um estudo de caso na Região Centro de Portugal 

Maria Bigotte de Almeida, Ricardo Almeida and Ana Teixeira   

Modelo Pedagógico Scratch on Road: estudo da perceção das aprendizagens

Coffee Break
Sessão Nº5 (11h30-13h) Moderador: Lina Morgado - Universidade Aberta
Carlos Luis, Helena Afonso and Maria Jose Marcelino  

Low literacy adults education: towards a holistic view of the context 

Dalila Gonçalves, Liliana Matos, Rita Ribeiro and Henrique Gil  

Consciência Fonológica: O contributo dos Recursos Educativos Digitais

Tao Jueru, Rui Ferrão e Silva and Sílvia Ferrão  

Fatores de sucesso na utilização da gamificação no ensino de línguas

Ana Paula Ferreira, Patrícia Ferreira and Célio Gonçalo Marques  

A leitura como experiência transmedia: um estudo de caso numa escola do Médio Tejo

Maria Costa, António Manso, João Patrício, André Carvalho, Vadims Zinatulins and Bernardo Alegria   

An augmented reality platform targeted to promote learning about Planetary Systems

Almoço
Sessão Nº6 (14h30-16h30)  Moderador: Isabel Castanheira - Instituto Politécnico de Castelo Branco
Joana Neto and Celeste Vieira   

Avaliação da satisfação de cursos a distância na perspetiva dos docentes: o processo de construção de um instrumento de avaliação 

Carlos Lázaro Carrascosa, Daniel Palacios Alonso and Ángel Velázquez Iturbide  

Combinando Flipped Classroom y Puzzle de Aronson en el Máster del Profesorado 

Lina Morgado, Antonieta Rocha, Carlos Seco, Fernando Bacelar Saraiva and Nuno Ricardo Oliveira   

Comunidades virtuais de prática em educação a distância: estudo exploratório para o seu desenvolvimento

Carina Filipa Esperança, Pedro Rodrigues  and Lina Morgado    

Apropriação de Dispositivos Móveis no Quotidiano dos Seniores: Investigação sobre um Protótipo de Modelo de Formação

Vítor Reis and Cláudia Neves  

Aplicação da simulação de realidade virtual na formação de bombeiros para o desenvolvimento de competências de tomada de decisão

Sílvia Nolan and Maria Teresa Pessôa  

Design and Development of a b-learning course for Continuous Professional Development Unit Administrators

Coffee Break
Sessão Nº7 (17h-19h) Moderador: Juan Manuel Dodero - Universidade de Cadiz
Cristiana Araújo, Lázaro V O Lima and Pedro Rangel Henriques  

An Ontology based approach to teach Computational Thinking

J. Ángel Velázquez Iturbide and José Javier Escudero Ângulo  

Ampliación del Apoyo Docente de un Sistema de Experimentación con Algoritmos

Pedro Neves Rito  

O uso de microcontroladores open source como potenciador das aprendizagens no ensino obrigatório em Portugal

David Romero Santos, Carlos Rodríguez Cordón and Manuel Palomo Duarte  

Extending H5P Branching Scenario with 360o scenes and xAPI capabilities: a case study in a local networks course

Antonio Manso, Célio Marques and Paulo Santos  

Algorithmi – Sistema tutor e de avaliação de algoritmos

Juan D. Rodríguez-García, Jesús Moreno-León, Marcos Román-Gonzalez and Gregorio Robles   

Developing Computational Thinking at School with Machine Learning: An exploration 

   
   
(Sábado) 
23 de novembro - Auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim (Pavilhão A)
Sessão Nº8 (10h-11h) Moderador: António Manso - Instituto Politécnico de Tomar
Adriana Souza and Diamantino Freitas   

As tecnologias no ensino da Matemática: um recorte das vozes dos estudantes com deficiência visual, transcritores de braille e leitores de ecrã 

Andreia Amaral, Dalila Daniel, Rita Moreira, Zélia Duarte and Henrique Gil   

 As Tecnologias Digitais, a Musicoterapia e a Inclusão

Manuel Filipe, Noémia Marques, Sara São Pedro and Henrique Gil   

TIC, Inclusão e Diferenciação Pedagógica: Estudo Exploratório 

Coffee Break
Sessão Nº9 (11h30-12h30) Moderador: Manuel Barros - Instituto Politécnico de Tomar
Nuno Gil Fonseca, Luis Macedo and António José Mendes  

A study on the students’ perspective about the usage of a programming monitoring tool

Carmen Lacave, M. Ángeles García, Ana I. Molina, Santiago Schez-Sobrino, Miguel Redondo and Manuel Ortega Cantero  

COLLECE-2.0: Un sistema de programación colaborativa en tiempo real sobre Eclipse

António Manso, Célio Marques, Paulo Santos, Luís Lopes and Raquel Guedes  

Algorithmi IDE – Ambiente Integrado para o ensino e aprendizagem de algoritmia

Cristian Gmez-Portes, Santiago Schez-Sobrino, María Á. García, Miguel Á. Redondo, Javier A. Albusac and Manuel Ortega  

Aplicación de una metáfora flexible y extensible para la visualización de programas en el contexto del aprendizaje de la programación

       

PÓSTERES

(Sexta-feira - Das 11h00 às 13h00)   
22 de novembro - Hall do Auditório Professor Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim (Pavilhão A)
Moderador: Cristina Azevedo Gomes - Instituto Politécnico de Viseu
Fabiane Verardi   Gamificação e literatura infantil e juvenil na escola: experiências de leitura mediadas pelo aplicativo JornadApp
Alessandra Lopes de Oliveira Castelini, Celia Sousa and Denise Quaresma da Silva     Tecnologias Adaptativas e Formação de Docentes: Implicações do Desenho Universal para Aprendizagem na Leitura para Todos 
Alessandra Lopes de Oliveira Castelini, Celia Sousa and Denise Quaresma da Silva     Livros em Multiformatos/Multissensoriais e suas tecnologias adaptativas em prol da Leitura para Todos 
Ángel F. Sánchez Granados and Jaime Urquiza-Fuentes     Anotación automática para visualización de traductores dirigidos por la sintaxis 
Maria Rosário Rodrigues,  Ana Luísa Oliveira Pires,  Mário Baía and  Elsa Ferreira   Exploration of digital technologies in Higher Education: teachers' perceptions
Maria Emília Bigotte de Almeida, Isabel Duque, Ricardo Almeida and Carla Mendes   PRO(g)NATURA – Scratch e natureza: uma primeira abordagem
Isabel Pereira, Manuela Francisco, Carina Rodrigues, Joana Mineiro, Sónia Pedro, Catarina Maximiano, Sandro Costa and Cláudio Esperança   Estratégias de formação pedagógica docente no Ensino Superior